sábado, 15 de agosto de 2015

Sorvete Brasileiro

Curiosidades que a gente só descobre sobre o Brasil em terras estrangeiras.

Esse é um tópico que acho que vou escrever bastante. É uma curiosidade que sempre tive: quais são as ideias que os estrangeiros fazem do Brasil. E aqui achei uma bem particular: o sorvete.

Sempre que eu ia em algum restaurante ou café por aqui, me deparava com uma sobremesa no cardápio que me intrigava, o "sorvete brasileiro" (braziliaans ijs - em holandês,  glace bresilienne - francês).
A primeira vez que vi, achei que fosse uma sobremesa especial daquele restaurante em particular, mas acabei lendo em tantos outros lugares que fiquei curiosa para saber que tal de sorvete é esse que nós brasileiros tomamos. Então pedi. E me serviram a seguinte receita:
  • uma bola de sorvete de creme
  • uma bola de sorvete de mocca
  • calda de caramelo
  • e pozinho de sorvete (sabe aquela farinha de amendoim?)
  • (e chantily, mas isso é algo típico belga, eles colocam em tudo, item aliás que foi sempre opcional).
E essa foi a receita, com pequenas variações, que recebi na maioria dos lugares onde experimentei. E pensando bem, não é exatamente isso que servem nas lanchonetes no Brasil? Seja um sunday ou uma banana split, ou outro tipo,  o que nos servem é sempre a mesma coisa: 1, 2 ou 3 bolas de sorvete (nós pelo menos temos o privilégio de poder escolher o sabor), melecado com uma calda, às vezes também marshmallow, e... o tal do pozinho de amendoim! É, acho que eles acertam. Nem eu que sou brasileira tinha pensado nisso.


O mais engraçado foi quando vi esse "pozinho de sorvete" nas prateleiras dos mercados. E o nome é realmente "brasileiro", e eu achando que isso fosse algo típico para sorvete, internacional... Bom, os belgas sacaram a maneira brasileira de caprichar no sorvete, só tem um problema: o pozinho aqui não é como o nosso pozinho aí. Aqui é uma bolinha dura. Não consegui definir ainda o que é, diria um açúcar duro, porque não tem gosto de amendoim, mal dá para mastigar.


Só não entendi o porquê do sorvete mocca. No Brasil servem de chocolate mesmo, e se possível "chocolate belga"!

Um comentário:

Helena disse...

Pra mim a coupe brésilienne é porque o Brasil é um pais miscigenado : creme=branco, moca ou chocolate=negros, formando a mistura do Brasil :)